23/06/2017

um copo cheio de amor

Existem refeições em que a comida, por muita que seja à mesa, parece nunca ser suficiente: ou porque alguém não lanchou, ou porque está tudo muito saboroso, ou porque está calor, ou porque as hormonas pedem, ou porque estamos todos cansados e a refeição nos aconchega, ou porque está a ser bom estar à mesa, ou até porque sim. 
Estava "só" eu e todos os filhos que pus no Mundo.
O sumo acabou logo que começou a refeição. Só havia para um copo, ele quis reparti-lo comigo, mas cedi-lho por inteiro, porque mais vale um copo cheio do que apenas meio cheio. (Não se considera a possibilidade de copos meio vazios.)
Era uma refeição de comida vegetariana, comprada fora. 
Uma pediu para ficar com um pouco da dose de tofu que havia de me calhar a mim, uma vez que tinha ficado com pouco e não come seitan. Cedi, dei-lhe a maior parte do "meu" tofu. 
Outra disse que estavam deliciosos os bolinhos [de não sei quê], e eu tinha um no prato. Disse-lhe que ficasse com ele, ela que não, eu que ficasse, ela que não. Então, falou ele:
- A mãe já não vai comer o bolinho, é melhor aceitares.
- Come, sim, não come porquê?
- Porque é mãe. — Disseram os olhos lindos e enormes do meu Henriquinho, que me matam as saudades só de olharem assim para mim. 
Estendeu-me então o copo dele, ainda cheio de sumo e amor, pegou no meu, ainda vazio de líquido, e disse que preferia beber água. 


10 comentários:

  1. :)))

    perspicaz, o petiz!


    (derreti-me toda, lembrei-me logo da minha mãe :) até te perdoo o post anterior :b)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ele "lê-me" tão bem.

      (as mães são todas iguais, isto é uma espécie de escola em que andámos todas :)

      (mas... mas... também tu, minha flor? :))

      Eliminar
    2. eu também o quê? :b :b

      coração a uma só cor: verde e branco!!!

      Eliminar
    3. Isso... aquilo... do leão... não queres reconsiderar? :P

      (Uma moça tão prendada, logo havia de optar por aquela vida... verde. :))

      Eliminar
  2. Demonstrou muita sensibilidade! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é muito bonito — por dentro e por fora :)

      Eliminar
  3. Este post fez-me lembrar da minha mãe e daquilo que ela já fez por mim.
    Que miúdo tão sensível e querido :). Quando crescer, certamente, que irá ser uma pessoa incrível, com bom coração.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele já é um homenzinho, faz 17 anos este ano :)
      Tem delicadezas muito bonitas, e saem-lhe sem sugestão externa.
      Ainda bem que o tive :)
      Beijinhos, Cherry

      Eliminar
  4. Anónimo26/6/17

    Um dia, vai fazer muito feliz uma mulher :)
    AL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai, com certeza :)
      Educado com três irmãs, se não conhecesse o lado yin da vida, mal seria :)

      Eliminar