05/07/2016

Via azul

Sexta-feira, 1 de Julho: a vida leva-me a Cascais. Caminho sobre rodas pela A 5 com trânsito a mais. Demorado, parece que houve um acidente no outro sentido. Há férias que começam mal, que contrassenso. 
Decido, assim, regressar pela Marginal. Esqueço-me que o limite de velocidade é de 70 km/hora, os semáforos são aos milhares, as rotundas às centenas. No entanto, o percurso é a direito e é azul: tenho uma azul vista-mar à direita, que me pinta aquele momento de azul, a direito. Percorrer quilómetros de estrada com semelhante paisagem por companhia, parece-me um luxo a que só alguns — milhares (ou serão milhões?) — têm acesso. 
Passada a curva do Mónaco (e a memória dele, muito pequenino, sentado na cadeirinha, à saída de Carcavelos, Já não chega acordado ao Mónaco, que sempre, sempre, entrava na curva acabado de adormecer), sigo em frente, passeio marítimo de Algés afora, onde o mar se faz rio e passa de azul-azul a azul-verde, tão bonito que é assistir ao degradé da paleta imensa, tão suave e tão inquietante o quieto apagar da espuma e o amainar das ondas.
Sexta-feira, 1 de Julho: quase duas horas desde Cascais até à porta de casa.
Tortuosos são os caminhos que tomamos, quantas vezes. Mas até nos mais revoltos se encontram infinitos tons de azul — que o digam os navegantes. Que o digamos os mareantes.

4 comentários:

  1. Estoril / Lisboa pela marginal ,apenas até às 7h 25m ,regresso até ás 17h.
    É lindo !!!
    Fim de semana ,verão ( independentemente das horas ) esquece !
    Ver nascer o sol , e fumar o 1º cigarro depois do café ,com boa música ...não há melhor !
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois que fiquei sabendo!
      Às horas do nascer do sol, estou sempre longe da Marginal...
      :)

      Eliminar
  2. O caminho demora, mas é bem bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que se ir com tempo, mas sim, é um filme :)

      Eliminar