04/03/2015

Ouvi eu, com estes que o forno há-de cremar # 16

A notícia era esta.

Mas eu ouvi-a assim:

Alguns vizinhos apontam alguns motivos para este crime.
Ticiana Xavier, TVI, 04.03.2015, 12 H.



Há tantas coisas erradas na mesma frase que eu fico sem palavras. Sobretudo, há um indesculpável engano na palavra motivos.

Chame-lhe motivações pessoais, chame-lhe os genitais.

Motivos, não.

Ticiana (que genitais de nome é este?) tem uma responsabilidade acrescida no uso da linguagem verbal. E não me venham cá com a cena do teleponto. Se ela leu, há responsabilidades a imputar a duas pessoas neste texto: de quem o escreveu e, depois, de quem o lê, e ainda o difunde com essa leitura.

Silêncio por mais uma vítima. E espero, sinceramente, que o peso deste silêncio esborrache a cabeça da Ticiana da próxima vez que lhe derem um teleponto para ler. 

Já agora, que nunca encontre um amor tão trágico quanto o desta mulher, que já nem deste tipo de pessoas se pode defender.

4 comentários:

  1. Anónimo4/3/15

    A Ticiana é a maior. E a TVI também. Gosto quase tanto da Media Capital como da Cofina. Uma espécie de dois amores.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo foi-me injectado numa sucessão de azares: Cristina Ferreira (está tão gordinha que dá gosto) + Casa dos Segredos + José Castelo Branco + Ticiana.
      Hoje não foi um bom dia para absorver cultura.

      Beijos

      Eliminar
  2. Anónimo4/3/15

    Os 'jornaleiros' da nossa praça são, regra geral, fracos. E sim, podem haver dois culpados. Como referes, quem escreve o teleponto e quem o lê.
    Sinceramente, não sei o que se passa nos bastidores (entenda-se régie) da informação. Há ou não uma regra que diz ter o 'leitor de notícias' a obrigação de ler tudo antes de estar 'on air'? Se for cumprida, quem lê já sabe o que lhe vai aparecer. Se não for cumprida, há falta de profissionalismo. O que sendo cada vez mais usual, é grave.

    Já agora, LP, permite-me que saliente outra coisa na frase. No conjunto de 8 palavras, repete-se o 'alguns'. Outra situação a evitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Ticiana apareceu em directo do Seixal. Desconheço se lia teleponto, mas imagino que estivesse em improviso. O que a responsabiliza por inteiro pela forma como transmite a notícia.

      Lá isso de repetir uma palavra, na linguagem verbal até se aguenta. Embora, lá está, numa jornalista, nem tanto quanto isso. 'On air' não é a esplanada dos tremoços.

      Eliminar