19/08/2014

Cabelos ondulados

Quem tem cabelos ondulados ou encaracolados, natural ou artificialmente, e, ainda por cima, compridos, sabe o quanto eles secam, mais do que qualquer outro tipo de cabelo. Não sei a explicação para isto, desconheço se tem a ver com a distribuição não uniforme dos raios solares ao longo dos fios, a verdade é que o calor, o sal, o sol, acho que até a areia, são fatais para transformar uma cabeleira ondulada ou encaracolada numa palha porreira para os ratinhos procriarem que nem ratos. Depois há o factor água a ajudar à festa: a água do Algarve não lava o cabelo. Não lava o corpo, não lava a roupa, não lava a louça. Se alguém do Algarve me lê (acho que não, é demasiado longe), e não concorda, paciência: esta é a minha perspectiva. Depois de lavar o cabelo no Algarve, tenho a sensação de que lhe passei pedra-pomes. Deve ter a ver com o calcário. Assim como no Alentejo, a água é tão pura, que o cabelo fica excessivamente lavado. Macio, brilhante, uns nervos.

O meu veio do Algarve bom para deitar para o lixo. Já o pintei (vinha de um quase louro tããão horrível), já o lavei com champô para cabelos pintados (eu, adepta do detergente Johnson's baby!), já lhe fiz trezentas máscaras, e ele sempre com um ar de que vai levantar voo e permanecer em modo ovelha-lãzuda que eu já não sei o que lhe fazer.

Outro dia vi uma revista à venda, que trazia esta oferta:

*
Bio Seivas, cabelos muito secos e danificados, creme reconstrutor sem passar por água, Queratina.

Comprei a revista e descobri a pólvora seca. O creme põe-se nos cabelos, depois de lavados e ainda molhados, e já não se tira. Por acaso, os cremes hidratantes para o cabelo também me irritam, porque obrigam a estar ali que tempos a passar por água e a gosma parece que nunca sai. Este não, nem é preciso tirá-lo e cheira tão bem que só apetece passá-lo no corpo todo. E, pelo menos, o cabelo não parece lixa nº 3, fica com ar de cabelo.

Eu dei-me bem, mas haverá quem ache uma porcaria. E, se há coisa que me irrita ainda mais do que o cabelo parecer de pedra, é quererem obrigar-me a usar um produto só porque se deram bem com ele. Portanto, fica a dica. Depois não digam que eu não avisei. 

* ninguém me paga para isto

2 comentários:

  1. Estou tentada a experimentar antes de recorrer à vitamina T(esoura)!

    ResponderEliminar
  2. Experimenta. Já andei a ver o preço deste frasco e dói, mas compra a Activa e vê pela amostra, se gostas.
    Eu já dei tesouradas em casa, mas, se isto continuar, tenho que recorrer à da profissional, que sempre acerta melhor os azimutes.

    ResponderEliminar