02/07/2014

Tenho uma gata que faz chichi

Uma das minhas gatas fazia marcação de território e punha-me aquele líquido amarelo com cheiro a cio por todos os lados. Habituei-me a lavar tudo na máquina, mesmo o que não é comum lavar-se: malas e mochilas, sapatos, e, uma vez, até ponderei meter lá a árvore de Natal. A bicha foi esterilizada, fui avisada de que as marcações podiam só passar dali a meses e esperei. Melhorou, mas não passou. Já foi operada há dois anos, mas neste momento está numa crise qualquer que está péssima. Não se dá com a outra gata e marca os locais por onde a outra anda. Diz a psicologia do gato que não se deve ralhar nem castigar, senão o bicho fica mais ansioso e piora a situação. De qualquer maneira, eu não sou de ralhar nem de bater a baratas, vou lá agora desmimar a minha bichana. Mas o problema do cheiro do cio e da urina é que não sai com a lavagem. Fica lá sempre qualquer coisa. A menos que encontremos a solução. Agora aprendam, que eu não duro sempre: vinagre.

Um copo cheio de vinagre no depósito da máquina de lavar - mesmo que só vá a lavar uma peça ou duas. E não, não fica a cheirar a vinagre, o que, convenhamos, a ser verdade sempre era melhor do que aquele cheiro do cio. Outra dica: nunca, por nunca, usem detergentes de limpeza com amoníaco (tipo Sonasol verde). Só pioram, activando o cheiro.

Passei, assim, a ser uma fiel consumidora de frascos de vinagre, qual bêbeda pobre do bairro.

5 comentários:

  1. Funcionará com o dos cães? Fechei a porta da cozinha e deixei-os sem acesso ao terraço que é onde eles vão na hora do aperto e quando não há quem os leve à rua. Fizeram-me chichi no tapete da sala. Tentei limpar o local, mas não resolveu o cheiro. Este fim de semana vou voltar à carga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quase certo que sim. O vinagre é um óptimo desodorizante, também tira cheiro a sovaco de roupa que, por mais que se lave, não sai. A sério!

      Eliminar
  2. Lá tempero não vai faltar em tua casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faltará. E confirmará que não há desgraça (excepto a morte) que não tenha um lado bom...

      Eliminar